sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Patente do Google coloca os usuários acima das operadoras de telefonia celular

Segundo uma patente recentemente publicada, o Google faz a projeção de uma visão aberta para o mundo sem fio, em que os dispositivos móveis (smartphones) não deveriam ser bloqueados pelas empresas de telefonia celular em particular.
A patente " Sistemas Flexíveis de Comunicação e Métodos", que possui autoria da empresa Google, sustenta que os celulares deveriam apresentar uma liberdade para se conectar através de várias redes e métodos, sendo o usuário responsável por escolher o serviço a qualquer momento e localização, determinado através do mercado competitivo.
Hoje, ao adquirir um aparelho, os usuários são obrigados a ficarem "presos" a uma operadora, além da falta de possibilidade da escolha de redes a serem utilizadas. Com a patente do Google, os usuários poderiam ter aparelhos de comunicação capazes de conectar em qualquer rede wireless disponível como GSM, CDMA, Wi_Fi, WiMax, etc; e tirar proveito de melhores redes e serviços.
A Apple, que possui atualmente grande influência no mercado de telefonia, também relevou alguns anos atrás estar disposta a desenvolver possibilidades para a criação de um mercado aberto de serviços wireless, como explica a patente “Dynamic Carrier selection” registrada em Outubro de 2006 (antes mesmo do iPhone).

Nenhum comentário: