segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Google Research Datasets será descontinuado em 2009



Segundo reportagem publicada pela Wired essa semana, o Google irá descontinuar em Janeiro seu "aguardado" serviço de dados científicos que nem mesmo foi lançado oficialmente, segundo comunicação da empresa feita a beta-testers.
Conhecido originalmente por Palimpsests, e mais tarde como Google Research Datasets, o serviço pretendia oferecer a cientistas um modo de armazenar grandes quantidades de dados gerados em diversos campos de pesquisas, como testes por exemplo.
"Como você sabe, o Google é uma empresa que promove a experimentação de inovadores produtos e serviços. Ao mesmo tempo, temos que garantir o equilíbrio de nossos recursos para que sejam utilizados de maneira mais eficaz possível para trazer valor máximo para os nossos usuários " escreveu Robert Tansley em nome da equipe do Google Research Datasets para os beta-testers internos.
"Foi uma decisão difícil, mas decidimos em não continuar os trabalhos no Google Research Datasets, assim poderemos concentrar esforços em outras atividades, tais como o Google Scholar, nossos Programas de Pesquisas, epublicação de artigos sobre pesquisas aqui no Google" finalizou.
Com a saída do Google deste segmento, a Amazon, empresa que também está desenvolvendo ferramentas para um melhor gerenciamento de grandes quantidades de dados, passa a ser o grande foco dos cientistas interessados.
Estaria o Google perdendo seu "mojo" em inovação?

Nenhum comentário: