sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sistema Operacional do Google em desenvolvimento?

Segundo informações publicadas pela Forbes, algumas evidências descobertas pela empresa de pesquisas Net Applications podem indicar que o Google estaria desenvolvendo um novo projeto em segredo.

"A empresa de pesquisas Net Applications recentemente descobriu que entre 11% a 30% do tráfego do Google, proveniente do Googleplex em Mountain View, na Califórina, não apresenta qualquer tipo de identificação. Que segredo o Google estaria querendo esconder da web?" descreve a reportagem.

"Eu ficaria chocado se o Google não estivesse desenvolvendo seu próprio sistema operacional. Eles claramente querem cavalgar online sem utilizar serviços da Microsoft" afirmou Vince Vizzacarro, executivo da Net Applications.

Para descobrir essa novidade, a empresa de análise Aliso Viego teria adicionado uma nova funcionalidade em sua ferramenta da monitoração, software que acompanha diversas tendências da utilização da Internet através da análise de tráfego para mais de 40.000 sites ao redor do mundo.

Os novos dados no entanto demonstraram que uma percentagem de usuários de Internet nos escritórios da Google (principalmente na sede em Mountain View) está usando um sistema operacional que possui escudos de detecção ao tirar qualquer informação de identificação.

"O Google é a única companhia que apresenta esse tipo de comportamento", complementou Vizzacarro. "Funcionários do Google que não utilizam o 'secreto sistema operacional' costumam utilizar várias versões do Unix, como o Linux ou Ubuntu, e alguns outros velhos sistemas operacionais", diz ele.

Estaria o Google desenvolvendo uma versão especial do Android para Desktops? Ninguém sabe. Mas a idéia de um sistema operacional de código-fonte aberto do Google não deixa de ser muito interessante.

Nenhum comentário: